Dirigindo-se as dúvidas sobre a possibilidade de ameaças turcas contra aviões de guerra russos vir a escalar em umaguerra em grande escala, o secretário-geral da Otan, Jens Stollenberg adverte que a OTAN vai fornecer apoio militar em umtal conflito, uma vez que a OTAN está lá para "ajudar e apoiar" a Turquia.
Stollenberg falou sobre a Turquia ter o "segundo maior exército" na OTAN e ter uma força aérea "capaz"de ser "socorristas" em um conflito contra a Rússia. Não está claro o queStollenberg métricamente estava usando para avaliar o exército da Turquia desta forma.
Toda a noção de um conflito nesta linha decorre de guerra aérea da Rússia contra a ISIS,e reclamações turcas que aviões russos violaram brevemente seu espaço aéreo durante um de seus bombardeios. Rússia insistiu que a violação foi acidental, e a Turquiarespondeu ameaçando derrubar futuros aviões russos.
Após queixas semelhantes sobre aviões sírios, a OTAN enviou alguns meios de defesa antiaéreos adicionais à fronteira turca,embora fosse claro isso não foi feito na hora com um olho para iniciar uma nova guerra mundial contra a Rússia, um fato que não pode ser perdido no governo turco, que na corrida para as eleições está pronto para agradar nacionalistas com uma demonstração de força.
FONTE: http://news.antiwar.com/2015/10/12/nato-vows-military-support-if-turkey-goes-to-war-with-russia/
0 Comentários