Esta é uma notícia que deveria ser um alerta para toda a América Latina: um novo relatório do Banco Mundial diz que a China comunista é muito mais amiga dos capitalistas do que o Brasil, Argentina, Venezuela e vários outros países na região.
Numa época em que a economia da América Latina parou de crescer e a região precisa desesperadamente atrair investimentos, o volumoso relatório do Banco Mundial intitulado “Fazendo Negócios 2016” mostra que a maioria dos governos sul-americanos coloca mais obstáculos para iniciar, operar ou fechar um negócio do que a China, ou o vizinho comunista da China, o Vietnã.
O relatório avalia 189 países de acordo com a facilidade de fazer negócios em cada um deles, do melhor ao pior, classificando a China em 84º lugar e o Vietnã em 90º lugar, enquanto o Brasil está em 116º, Argentina 121º, Nicarágua 125º, Bolívia 157º e Venezuela 186º.
Alguns dos exemplos do relatório são arrepiantes. No que se refere a passos legais necessários para abrir um novo negócio, por exemplo, leva um único procedimento legal para começar um negócio em Hong Kong [que faz parte da China] ou Nova Zelândia, três na Finlândia e seis nos Estados Unidos, enquanto leva 11 procedimentos legais na China continental, 14 na Argentina, 15 na Bolívia e 17 na Venezuela.
Para ler o restante do artigo em inglês, clique aqui.
Traduzido por Julio Severo do original do Miami Herald: Latin America, more communist than China?
Fonte: www.juliosevero.com
0 Comentários